Coordenador : Carolina Spiegel
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389958.2199.194259.24022023
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto terá como público diretamente envolvido estudantes de graduação e professores do ensino médio e superior. Todavia terá como público indireto alunos do ensino médio que terão acesso a mais casos do jogo e ao jogo na plataforma digital tabletopia. Além disso, o projeto envolve a produção de um novo jogo em formato de escape room digital, o CellEscape, a ser disponibilizado para smartphones e para a divulgação da biotecnologia para o público em geral.
Local de atuação: A oficina será realizada no laboratório de prática do Instituto de Biologia destinado aos projetos de extensão. No entanto, caso seja necessário ser realizada de forma remota, é possível, uma vez que o jogo Célula Adentro foi transposto para a plataforma digital Tabletopia a qual também apresenta o jogo comercial Cytosis.
Objetivo
1.Finalizar a transposição do jogo CÉLULA ADENTRO para a plataforma digital TABLETOPIA; 2.Aplicar o jogo Célula Adentro para os alunos de graduação de Ciências Biológicas e Medicina através da plataforma virtual Tabletopia em monitorias online; 3.Sistematizar a pesquisa sobre os desafios e contribuições do jogo Célula Adentro em plataformas digitais para o aprendizado de biologia celular em cursos de graduação; 4.Promover uma oficina junto a professores do Ensino Médio e Superior sobre o lúdico no Ensino de Biologia Celular e Biotecnologia que permita a ampliação do diálogo sobre as principais dificuldades e também possibilidades de construção conjunta de estratégias para contemplar o ensino destas áreas. 5.Finalizar o desenvolvimento do novo caso do jogo Célula Adentro baseado em mecanismo de escape de parasitas; 6. Envolver os alunos de graduação em Ciências Biológicas no desenvolvimento de novos casos do jogo CÉLULA ADENTRO no âmbito da curricularização da extensão na disciplina de biologia celular; 7.Finalizar o desenvolvimento e avaliação do CellEscape, um Escape Room virtual baseado no caso Pérola do Nilo do jogo Célula Adentro para smartphones; 8.Atualizar os sites que apresentam e disponibilizam o jogo Célula Adentro para que possam incluir os novos casos e também o jogo na plataforma digital: http://celulaadentro.ioc.fiocruz.br/; https://biojogos.com.br/;
Resumo
Novas abordagens para valorizar, disseminar e enraizar o conhecimento científico são necessárias para combater o negacionismo científico. Numerosos avanços científicos realizados na área de biologia celular e biotecnologia contribuíram para sociedade em diversos setores como a medicina e a indústria. No entanto, apresentam em seu ensino e divulgação uma série de dificuldades que têm sido contornadas através de atividades lúdicas. No jogo de tabuleiro CÉLULA ADENTRO, os jogadores agem como investigadores, fazendo anotações, discutindo e chegando às próprias conclusões para os casos que abordam temas importantes e atuais sobre a célula e biotecnologia. O jogo que pretende resgatar o prazer da descoberta e do aprendizado está disponível no formato Print and Play em diferentes sites e tem tido bastante demanda por instituições de ensino médio e superior. No último edital avaliamos a transposição para plataformas de jogos de tabuleiro online e aplicamos com estudantes de graduação e professores. O jogo se mostrou uma excelente ferramenta para o ensino remoto, monitoria online e para oficinas com professores. Porém, modificações ainda são necessárias para publicação no tabletopia. Este projeto envolve o desenvolvimento de novos casos do jogo envolvendo alunos de Ciências Biológicas no âmbito da curricularização da extensão na disciplina de biologia celular. Pretende-se ainda promover oficinas com professores, ampliando o diálogo sobre o lúdico no Ensino de Biologia Celular e Biotecnologia. Por fim, através de uma equipe interdisciplinar envolvendo profissionais e estudantes de diferentes cursos, está sendo desenvolvido um novo jogo de Escape Room virtual para smartphones baseado no CÉLULA ADENTRO.